/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Picasa 2 – (Organizador/Editor de imagem + Álbum na Web) Gratuito

Falo-vos deste programa por ser bastante útil e completo para além do facto de ser gratuito.
Este programa ajuda a organizar e gerir os ficheiros de imagem existentes no nosso computador [que cada vez são mais! .. :) Internet, maquinas de fotografar digitais, telemóveis com máquina de fotografar, …].
Assim que é usado pela primeira vez, começa por efectuar uma pesquisa de imagens no nosso computador. Automaticamente é criada na biblioteca (do programa) um índice com as pastas onde constam imagens, através do qual é possível ver todas as imagens em miniaturas e acedê-las individualmente, caso se queira. Permite ainda criar álbuns que servem para agrupar imagens relacionadas (mesmo que dispersas por várias pastas do computador). Estas funções também estão disponíveis para alguns formatos de vídeo.
O programa facilita a visualização das fotografias “em modos mais apresentáveis” quando as queremos mostrar a várias pessoas através de meios que facilitam a criação de um CD, de um filme (em formato avi) ou de uma apresentação de diapositivos no computador.
Como edição de imagem é possível efectuar operações básicas sobre as imagens, tais como a remoção do vermelho dos olhos em fotos que tenham ficado com esse “pequeno problema”, redimensionamentos, ajustes de cores e contrastes, e alguns efeitos.
Possibilita ainda ter acesso aos dados EXIF de imagens RAW.
O programa também permite a publicação/partilha das imagens na internet segundo dois processos:
- publicação num blogue criado no blogger (tal como este);
- criação de álbuns fotográficos e recolha de imagens do serviço on-line Picasa - Álbuns da web (até 1024 MB, gratuitos).
Permite ainda a integração com o Google Earth para atribuição de Geotags e respectivo posicionamento (imagem em formato .kmz). Assim sempre que essa foto seja aberta por si ou por alguém a quem mandou (por exemplo por mail), iniciará o Google Earth e “levará” essa pessoa até ao local onde a mesma foi tirada.
“Alonguei-me” um pouco, quer em termos de texto quer em termos técnicos, mas tentei identificar (através do uso do negrito) as várias áreas em que o programa “dá cartas”.
Penso que a organização/gestão de imagens, bem como a visualização e edição de imagens é algo necessário e de fácil compreensão para qualquer um de nós.

Quanto aos dados EXIF (imagens RAW) e a interligação com blogger, Picasa – Álbuns da Web e Google Earth ficará por enquanto a informação. O “esmiuçar” destas questões ficará para uma outra oportunidade.
Programa disponível aqui.

Sem comentários: