/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Fusion ioDrive: O poder de 1000HD's na nossa mão

Segundo o TG Daily, "o poder de 1000 discos rígidos na palma da nossa mão". Um novo formato de armazenamento flash pode prometer algo revolucionário "para a nossa época", como o novo 'ioDrive', da companhia Fusion io. Segundo a empresa, a placa, contendo centenas de Gibabytes, pode acabar com os nossos discos rigidos.

Na DemoFall 07, conferência realizada em San Diego, EUA, o CTO da empresa, David Flynn, explicou que o ioDrive é uma placa PCI Express e pode ser facilmente instalada nos computadores actuais. O mesmo disse que as primeiras placas vão conter 80 GB de armazenamento, seguindo-se de 320 e 340 GB. Contudo, Flynn espera que em 2008 a empresa já produza versões de 1,2 TB.

A Fusion garante que o dispositivo tem 160 pipelines paralelos, que podem ler dados a 800 MB/s e escrever a 600 MB/s. No teste, o ioDrive chegou a fazer 100000 operações por segundo.

Cada pipeline funciona como um disco rígido independente, contendo um chip de memória flash e o controlador correspondente. Todos os pipelines são acedidos simultaneamente, como se fosse um RAID composto por inúmeros discos rígidos. As velocidades de leitura e gravação são somadas, o que permite atingir as absurdas velocidades de leitura e gravação anunciadas.

A empresa pretende lançar o primeiro dispositivo em Dezembro deste ano, atingindo as capacidades maiores somente em 2008. O interessante é que primeiro vão sair drivers para Linux, e só 3 meses depois é que lançarão os drivers para Windows Server, XP e Vista.

E o preço? A Fusion disse que o valor vai chegar a 30 dólares por GB, algo extremamente caro e que obviamente no primeiro impacto, só grandes empresas vão aderir a nova tecnologia.

Sem comentários: