/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Overstream - legendar Vídeos on-line

O Overstream é um serviço on-line que permite adicionar legendas nos vídeos disponibilizados no Youtube, no Google Video, no MySpace Video e no Dailymotion.
Dessa forma pode-se tornar os vídeos mais completos (passando os mesmos a ficar mais legíveis, informativos ou mesmo mais engraçados).
Para o usar este serviço é necessário efectuar um registo e esperar uma mensagem no nosso email para posteriormente fazer a confirmação/activação da nossa conta no serviço.

Pressione aqui para ver um vídeo demonstrativo.


Fica aqui um exemplo da aplicação de legendas ao vídeo que usei no post anterior:

3 comentários:

Unknown disse...

Viva Filipe!
Andava á muito a pesquisar algo parecido
Agora tudo será mais fácil…
Obrigado pela dica.
Abraço

Anónimo disse...

como coloco o video no youtube com as legendas??????

agredecia que me dissesem

brigado

Filipe Silva disse...

O Overstream das legendas funciona nos seguintes moldes:
Em tempo real, vai estar a apresentar um vídeo que já existe disponibilizado num local da internet (por exemplo no Youtube, ou no Vimeo) e vai sobrepondo texto sobre o mesmo. No fundo, o resultado final que vemos, não existe tal como está disponível num local (vídeo com legendas), mas está a ser “fabricado” no momento resultante de apresentar um vídeo que está num local e da sobre posição no momento em que estamos a ver o vídeo das legendas (texto). Este processo desenvolve-se através do código que o serviço Overstrem.net fornece no final (script). Assim é necessário usar esse código num outro serviço que o aceite (tais como este, onde estamos a escrever – blogger, MySpace, etc). Para ter informação adicional sobre os serviços que o aceitam pode consultar o site: http://www.overstream.net/news.php
Para o seu caso específico, penso que poderá usar o editor de anotações ou usar o processo de inserção de legendas pelo próprio Youtube.
De forma resumida: após colocação do vídeo no youtube na sua conta, vá a “meus vídeos”, e escolha “Legendas ocultas” do vídeo que pretende adicional as legendas; escolha “adicionar novas legendas ocultas ou transições”. Escolha o tipo: “Arquivo de legendas ocultas (incluindo códigos de tempo)”. Terá que ter previamente o ficheiro do tipo .SUB e/ou SubRip com as legendas e indicação dos tempos em que as mesmas deverão surgir no seu computador, para o inserir através do botão “procurar”. Caso necessite de saber algo mais sobre estes tipos de ficheiros poderá consultar a “central de ajuda” que se encontra aqui: http://www.google.com/support/youtube/bin/answer.py?hl=en&answer=100077