/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Google versus Democracia ditatorial

A empresa google é considerada, pelo segundo ano consecutivo, a melhor empresa para se trabalhar na América. Lidera a lista das 100 melhores empresas para se trabalhar, organizada pela revista Fortune.

A empresa desenvolve uma filosofia de trabalho que surge numa época em que se aplica (em Portugal) uma democracia ditatorial, onde se degrada o aspecto social em benefício do aspecto financeiro e simultaneamente se implementam técnicas de “produção de relatórios”, “tratamentos estatísticos” e de “markting” para ocultar essa realidade e mostrar melhorias do desempenho e da qualidade.

Para isso, quem detém o poder nas suas mãos, recorre à alteração da lei segundo princípios menos democráticos e por vezes, não sendo isso suficiente, dá ordens verbais apelidadas de “orientações” segundo ambientes de coacção que se sobrepõem e infringem a própria lei.

A seguir pode-se ver um vídeo que mostra depoimentos de trabalhadores da Google, através do qual se poderá perceber porque é que essa empresa ganhou essa posição.

Note-se que pessoalmente duvido que em Portugal tal filosofia de trabalho pudesse dar bons resultados, apenas dediquei algum espaço e tempo de reflexão sobre o assunto aqui abordado porque tenho dificuldades em lidar com a ditadura e receio que Portugal esteja a crescer para um nível de vida fictício, onde a qualidade de vida do ser humano se degradará constantemente e em que os malabarismos estatísticos actuais virão a se transformar num clima de insegurança provido de desesperos e culmine em assaltos e vandalismo.


Sem comentários: