/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

PanImages - Encontrar imagens na Internet

Muitas são as vezes em que precisamos de usar imagens em variadíssimas situações. Uma das grandes fontes de imagens é a internet. Já é bastante conhecida a possibilidade que o Google fornece para pesquisa de imagens:
No entanto, ainda são algumas as situações em que as sugestões obtidas por este método são poucas ou insatisfatórias. Estas situações derivam (entre outros factores) do facto de fazermos uma pesquisa baseada numa palavra em determinado idioma. Se pesquisar pela palavra “casa”, os motores de pesquisa vão apresentar sugestões de imagens que tenham a palavra casa associada, no entanto irão ignorar e como tal não surgirão as imagens que estão identificadas com as palavras “domus”, “house”, “home”, “rumah”, “habitation”, etc…
O site PanImages permite obter uma colecção de sugestões muito superior ao fazer a tradução da palavra que escrevemos para vários idiomas. Assim, só necessitamos de ir escolhendo idioma a idioma e obter várias colecções de imagens relacionadas com o tema que pesquisamos.
Para além disso permite obter imagens da pesquisa do Google, bem como da pesquisa do flickr.

Veja-se o vídeo seguinte que exemplifica o método de pesquisa pela palavra “casa” e mosta a quantidade de imagens obtidas nos vários idiomas:

1 comentário:

Maria Lucia disse...

Obrigada pela dica. Valeu!