/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Microsoft Office Live Workspace

Nem de propósito! Ontem falei sobre uma nova funcionalidade (melhoria) da plataforma on-line de trabalho cooperativo da Google e hoje recebi os dados de acesso para a plataforma nova da Microsoft. Note-se que em 3 de Outubro foi aqui referido a possibilidade de fazer o pré-registo neste serviço, embora há data ainda não estivesse a funcionar.

A pré-inscrição para se ter acesso a este serviço continua activa no seguinte endereço:
http://workspace.officelive.com/

A plataforma permite criar documentos de forma sincronizada com o Microsoft Office do nosso computador (Word, Excel e PowerPoint), sendo que estes apenas funcionam se tivermos os referidos programas instalados no nosso computador (por um lado é uma desvantagem, já que é necessário ter instalados programas que carecem de algum investimento monetário, mas por outro, uma vez que se trabalha directamente dentro deles há uma completa compatibilidade e não é necessário aprender novas interfaces). Na plataforma da Google, não há obrigatoriedade de ter programas instalados no nosso computador, já que é tudo processado on-line.
Esta plataforma permite efectuar listas de contactos, as quais podem funcionar de forma autónoma (on-line) e/ou serem sincronizadas com o Microsoft Outlook. Permite on-line, criar notas e listas de tarefas, bem como gerir uma agenda.
Fornece um conjunto de modelos de “áreas de trabalho” orientadas para funcionalidades distintas, como áreas de trabalho de grupo, área de trabalho destinada a tarefas associadas ao processo de procura de emprego/trabalho, área de trabalho destinada a tarefas familiares, área de trabalho destinada a tarefas escolares, etc.

Fica aqui um vídeo promocional e ilustrativo do que se pode fazer com esta plataforma:

Sem comentários: