/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Nanofios de silício aumentam capacidade de baterias de lítio em 10 vezes

As baterias recarregáveis têm vindo a sofrer uma evolução continua nos últimos anos mas, agora uns cientistas da universidade de Stanford (Estados Unidos) descobriram que a utilização de nanofios de silício na fabricação de baterias de iões de lítio aumenta a capacidade dessas baterias em 10 vezes.

"Não é uma pequena melhoria. É um desenvolvimento revolucionário"

Portáteis e carros electricos

Pelos cálculos do cientista, uma bateria com nanofios pode alimentar principalmente os mais modernos portateis até 20 horas sem interrupções e acrescenta que um avanço desta magnitude pode mudar também a forma como os fabricantes dos vaículos híbridos e eléctricos olham para as baterias de lítio pois, podem multiplicar a autonomia dos veículos trocando simplesmente as suas baterias, o que é um factor muito positivo.

Breve explicação do funcionamento das baterias actuais e como chegaram a nova tecnologia:

Anodo de silício
A capacidade de armazenamento das baterias de iões de lítio é limitada pela quantidade de lítio que pode ser retido no anodo. Esses anodos normalmente são feitos de carbono.
O silício é mais eficiente, mas estraga-se rapidamente porque ao receber iões positivos durante o carregamento da bateria expande-se e encolhe quando os iões saem durante o seu uso. O anodo de silício pulveriza-se praticamente em pouco tempo, inutilizando a bateria.

Nanofios de silício

A equipa do Dr. Cui resolveu esse problema ao utilizar nanofios de silício. Durante o carregamento da bateria, quando recebem os iões positivos de lítio, os nanofios de silício chegam a aumentar quatro vezes de tamanho. Mas, ao contrário das estruturas macroscópicas, elas não se danificam quando o lítio sai.
A invenção já foi patenteada e os cientistas esperam poder colocá-la no mercado em pouco tempo, já que a tecnologia de manipulação do silício é largamente conhecida, tirando obstáculos para a fabricação das novas baterias de nanofios em escala industrial.



Imagem feita por microscópio eletrônico mostra os nanofios antes e depois de absorverem o lítio.

Sem comentários: