/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

USB 3.0: 10x mais rápido

Sim, é uma das muitas novidades a apresentar na Intel Developer Forum (IDF) de Outono, que começa hoje.

Promete 5Gbit/s (o USB 2.0 não passa dos 480Mbit/s "teóricos") e retrocompatibilidade, quando a spec for terminada já no início de 2008.


Lá se vai o eSata ?

Bom, 5Gbit/s (largura de banda agregada upstream/downstream) é mais ou menos o nível de velocidade de um slot PCI-Express x8, pelo que eu diria que sim.

A killer feature é a retrocompatibilidade com USB 1.1 e 2.0, aliada ao tradicional baixo custo e facilidade de utilização das soluções USB que o tornaram popular em primeiro lugar.

O eSATA não se tornou popular porque os controladores estão limitados a discos rígidos ou leitores de DVD, e para se usar com discos internos é preciso um adaptador, já que as fichas não são iguais às fichas SATA internas.
E o preço de um controlador SATA é muitas vezes superior ao de um controlador USB, já que exige hardware dedicado, enquanto o USB existe em qualquer northbridge/southbridge e a sua operação depende mais das CPU's centrais do sistema do que de controladores dedicados complexos (semelhante à situação com codec's de áudio integrados).


Ah, e também é provável que isto signifique a morte do IEEE1394/Firewire a breve prazo.
Se o Firewire 400/800 aínda se aguentava por causa do hardware dedicado e da velocidade sustentada superior, num mundo de dispositivos baratos USB 3.0 com velocidades 625% mais elevadas do que o Firewire 800 esse argumento desaparece de vez, sobretudo quando as CPU's multi-core aliviam a carga dessas tarefas de uma forma cada vez mais eficiente.

ps. Ou seja, com esta largura de banda as Pen Drives até voam hehehe.

Sem comentários: