/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

sábado, 17 de maio de 2008

Origem dos post’s:

Muitos dos post’s que aqui são publicados resultam da elaboração de algo que entendo ser informativo, explicativo e educativo sobre determinado assunto e que se baseou em indicações vistas noutros locais (fontes de informação), tais como revistas, noticias, blogues, redes sociais, email, etc.

Várias vezes são elaborados artigos que resultam de uma indicação/referência a determinado serviço que vi, por exemplo noutro blogue, daí vou explorar o assunto (passando pelo site do serviço e por vezes por outros sites relacionados com o assunto) construo elementos multimédia (fotos, vídeos, ou outros) e elaboro a redacção que compõe a parte textual do post.
Dado os post’s finais terem um conteúdo que foi desenvolvido desta forma tenho, maioritariamente, omitido a origem onde vi a referência ao assunto (serviço, no exemplo apresentado), dado estar convencido que o resultado final resulta de um trabalho pessoal e próprio, e como tal, não estando a fazer plágio, ou aproveitamento do trabalho de outros.
No entanto, ultimamente têm surgido determinadas situações/comentários que me levam a crer que devo colocar a indicação da fonte que me despoletou a curiosidade e fez desenvolver o artigo.
Por um lado para dar o crédito à origem onde vi a informação e por outro lado para evitar que outras pessoas reclamem (indevidamente) como tendo sido a fonte de informação original.
Reconhecida a falha, na parte inferior dos post's irei passar a concluir com a indicação da “fonte de inspiração”, caso exista (neste caso o post foi criado totalmente sem consulta a indicações externas).

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por mim convidar a ser seu amigo no dihitt.
e seu blog está de parabéns.

Unknown disse...

Isto deve acontecer com quase todo mundo, afinal, só se falássemos apenas de nós mesmos não precisaríamos de informações externas.

Também existem pessoas realmente irritantes que sempre duvidam de todos e querem saber como confirmar tudo e qualquer coisa que falamos (mesmo no convívio pessoal), estas, eu estou aprendendo a ignorar!

Paulo Freixinho disse...

É uma medida acertada e em nada vai desprestigiar os posts aqui colocados.
É sempre aconselhável colocar as fontes e links que serviram de inspiração, tornando-se até numa mais valia para qualquer blogue.

Um abraço,
Paulo Freixinho

Anónimo disse...

Cara, o legal informar as fontes, quando houver, é que você estará ajudando a outros blogs ou sites a serm visitados, isso fará com que as pessoas tomem consciência de que se você pode mostrar as fontes, quando elas se basearem em fatos que você publicou, elas talvez pensarão assim: Pô o cara publicou a fonte e eu copiei dele, então vou citar ele como miha fonte...; e pode ser que você tenha até um aumento de visitas por essa "honestidade" com os leitores...