/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Luta pelo domínio publicitário on-line

A publicidade on-line está actualmente em franca expansão, sendo a Google a empresa fortemente dominante (65% das receitas nos EUA e 85% na Europa). A Microsoft tem feito algum esforço por captar parte deste domínio, através do desenvolvimento de serviços on-line, aquisição de redes sociais virtuais e recentemente (sexta feira passada) fez uma proposta de aquisição da Yahoo! (empresa detentora de serviços online de “peso”, tais como o Flickr, o seu motor de pesquisa e a sua base de dados de utilizadores) por US $44,6 biliões de dólares.
Na eventualidade de esta “união” se concretizar poderá vir a ser um forte concorrente à actual Google, podendo o utilizador beneficiar com a concorrência advinda desses dois “gigantes”. Ciente de tal “união” produzir concorrência forte à Google, esta já se adiantou em ajudar (ainda de forma não concreta) a Yahoo!
Há no entanto quem receie que os serviços actuais da Yahoo passem por um período de instabilidade [no caso da Microsoft tentar migrar as tecnologias usadas pela Yahoo (PHP, FreeBSD e servidores Rea Hat Linux) para as suas próprias tecnologias], ou mesmo serem fechados e migrarem apenas os utilizadores.
É uma “guerra” que se mantém forte pela exploração do espaço/domínio publicitário na internet – sector que actualmente mais lucro dá às empresas de serviços na Internet.

Sem comentários: