/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Educação - Inovação/desenvolvimento/Integração

Tenho tido o prazer de poder acompanhar o excelente trabalho produzido pelo grupo de pessoas que estão actualmente a fazer, na Universidade de Aveiro, uma disciplina ao nível do Mestrado de Multimédia em Educação leccionada/liderada pela equipa de docentes António Moreira e Luís Pedro e, na qualidade de monitora pela Margarida Lucas.
É um trabalho muito interessante sobre a análise da utilização das ferramentas e mentalidades Web 2.0 no ensino educativo, o qual também tenho tentado enquadrar ao nível do secundário (sendo este blogue uma dessas actividades em integração com duas redes sociais virtuais).
São feitas abordagens e reflexões sobre várias questões e de várias formas relacionadas com a utilização das tecnologias Web 2.0 no processo ensino-aprendizagem, numa perspectiva de levar para o palco da educação as tendências sociais que tanto têm cativado os jovens. Para além disso também são feitas abordagens sobre da utilização dos vídeo jogos em contexto educativo.
Ao ver todo este trabalho fiquei, por um lado extremamente contente com a qualidade e espírito empreendedor nesta área, por outro lado reforçou-me o sentimento de que actualmente no ensino educativo português (ao nível do ensino básico e secundário) se está a perder muito. As pessoas andam-se a esgotar em procedimentos políticos e burocráticos, não sobrando energias para levar a bom porto o essencial: preparação e implementação de actividades/estratégias promotoras de um processo de aperfeiçoamento e evolutivo da/na transmissão/troca de conhecimento entre indivíduos (professores/alunos) em sintonia com as tendências sociais.
O acompanhamento que tenho feito do trabalho deste grupo de pessoas tem sido feito exclusivamente por meio do Blogue “Best of PDI”, o qual está acessível a todos quantos queiram conhecer.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, bom dia.

Obrigado pela visita Filipe. Da nossa parte é assumida a vontade de partilhar com toda a gente a reflexão sobre boas práticas nestas áreas.
Nesse sentido, todos estão convidados a participar!

Cumprimentos,
Luís Pedro

Anónimo disse...

Olá, Filipe.

É sempre com sabermos que o que fazemos, o que pensamos e o que desenvolvemos tem eco fora do grupo da UA.
O facto de ter vindo ao nosso encontro leva-nos também ao encontro do que se passa neste espaço: assim se fazem as redes sociais.

Cumprimentos e votos de bom trabalho.

Aristides Sousa