/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Como comentar num Blogue (Blogger)

Toda a mensagem/artigo (post) de um blogue tem uma zona (neste blogue encontra-se na parte inferior de cada post) destinada a incluir comentários (neste blogue é através da palavra “comentários”).

1 - O primeiro passo é pressionar sobre o link que permite iniciar o processo de inserção de um comentário (neste blogue é pressionar sobre a palavra “comentários”). Ao fazer-se isso abre uma nova janela onde existe um local designado por “Deixe o seu comentário”, onde deve-se redigir/escrever o comentário.

2 - Na parte inferior, “Seleccionar uma identidade” deve-se:

Caso geral: seleccionar a opção (“alcunha”) indicando o nosso nome no campo “Alcunha” [este é o processo mais simples].



Se tivermos, por exemplo, um local no Hi5, MySpace, ou algum outro serviço on-line que nos identifique, podemos facultativamente indicar no campo “URL:” o respectivo endereço.



Caso de ter um blogue: seleccionar a primeira opção (“inicie a sessão utilizando”) para identificar a pessoa bem como o seu respectivo blogue.



Anónimo: seleccionar a opção “Anónimo” no caso de querermos comentar sem sermos identificados, o que não é nada cortês, e deve-se evitar.

3 – Pode-se ver como irá ficar o comentário através da utilização do botão “Pré-visualizar”.

4 – Enviar/publicar o nosso comentário utilizando o botão “Publicar o seu comentário” (o passo anterior(3-), pode ser ignorado, passando logo para este).

Dependendo do tipo de gestão de comentários estabelecida no blogue em que estamos a inserir o comentário, após a publicação do nosso comentário pode acontecer essencialmente duas coisas:
- O comentário ser introduzido automaticamente no blogue e como tal passar a ser imediatamente visível para todas as pessoas;
- O comentário ser enviado para ponderação por parte de quem gere o blogue e só depois da devida autorização ser introduzido no blogue (passando a estar visível posteriormente no caso de ser autorizada a sua publicação).

NOTA: Feita a explicação técnica de como enviar um comentário, não quero deixar de referir que existem outros factores importantíssimos aquando da nossa participação, tais como a dignidade de quem escreve, o respeito pelos outros e a utilização de uma escrita correcta.


Já agora, comente este post (mensagem/artigo).
Deixe a sua opinião sobre o mesmo.

Sem comentários: