Com os preços dos combustíveis a subir… cresce o desenvolvimento/investimento de veículos baseados noutros tipos de fonte de energia.
A alternativa dos automóveis movidos a energia eléctrica começa a tomar dimensões consideráveis e apresenta sinais de viabilidade a curto prazo, não só pelo facto de ser mais económico, mas também pelo facto de reduzir significativamente a poluição do meio ambiente, factor que tem vindo a assumir particular preocupação ao nível do globo.
Tecnologicamente, os dispositivos de armazenamento já se encontram a um nível muito bom, quer ao nível da redução das suas dimensões e consequente peso, quer na capacidade de armazenamento e de fornecimento de energia. O sistema de carregamento e auto-recarregamento também tem vindo a ser objecto de estudo e desenvolvimento, existindo veículos híbridos com sistemas que carregam os dispositivos de armazenamento de energia eléctrica através do aproveitamento do próprio movimento do veículo, quando o mesmo se está a deslocar sem fazer o uso da força motriz (por exemplo em travagens ou descidas). Existem também algumas soluções que passam pelo uso de sistemas de aproveitamento da energia solar.
Tudo isto já é usado em alguns veículos que circulam actualmente na estrada, mas ao nível de apoio (auxiliar) ao motor de combustão. O passo seguinte é o de eliminar a existência do motor de combustão, passando o veículo a ser apenas eléctrico.
O “segredo” parece passar pelas rodas, onde o conceito de um motor único dá lugar a um motor por roda, ou seja, a implementação de sistemas motrizes eléctricos (individuais) em cada uma das rodas, o que obriga a algumas alterações e cuidados ao nível do controlo da força motriz aplicada a cada uma das rodas, ao nível da suspensão, controlo de aderência, sistema de travagem, sistema de direcção, etc.
Nada melhor do que ver os vídeos seguinte :-)
Mais detalhadamente:
Fonte de “inspiração”: Hora absurda (Blog na Hora )
Sem comentários:
Enviar um comentário