/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Painel Solar Flexível

Os mais diversificados dispositivos móveis que nos acompanham diariamente funcionam a energia eléctrica, sendo necessário fazer a sua alimentação energética, normalmente por processos de armazenamento de energia em baterias. A sua utilização autónoma está limitada pela capacidade de armazenamento energético dessas baterias e dos respectivos consumos desses dispositivos. Há necessidade de fazer a recarga das baterias regularmente fazendo uso de tomadas eléctricas.
Para aumentar o tempo de uso desses dispositivo em situações em que não se tem acesso a uma tomada de energia eléctrica, ou mesmo poupar na factura da energia eléctrica (não falando nos benefícios ambientais) pode-se usar um painel solar flexível, de fácil transporte.


Têm dimensões que vão desde os 56cm até aos 145cm de comprimento, por 30cm de largura (com potencias de saída a variar entre os 4,5Watts e 14watts, a 15.4V). Para seu transporte e arrumação é possível enrolá-los como se de uma folha de papel se tratasse.
Estes painéis permitem “carregar”, entre outros dispositivos, telemóveis, máquinas fotográficas, leitores de mp3 ou mp4, portáteis, etc.
Pena que o preço dos referidos painéis não seja mais acessível ($199 a $479).
Mais informações aqui.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Dicionário Ilustrado on-line

O “Visual Dictionary Online” é um dicionário on-line que associa as palavras (e respectivas definições) a imagens, sendo a prenuncia das palavras abordada com ficheiros de áudio.

Pode-se consultar o dicionário segundo dois métodos:
- Pesquisa por palavra no Index;
- Por escolha de tema (Themes) e sucessivos subtemas.

O olhar sobre as imagens ajuda o utilizador a encontrar aquilo que procura.

Pressionando na imagem abaixo pode assistir a um exemplo simples (microfone), onde a imagem permite ter acesso aos ficheiros de áudio.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Arredondar cantos de imagens on-line: Roundpic

Mais um serviço on-line sobre o tema imagem. Não apresenta muitas funcionalidades (ao contrário de outros serviços que já aqui foram focados), centrando-se apenas na tarefa de arredondamento dos cantos de uma imagem (a qual não faz parte das funcionalidades dos restantes serviços).

Simples de usar:


  1. - Indicar qual a imagens (através do botão “procura…” se a imagem se encontrar no computador onde está a trabalhar; ou indicando o endereço URL, caso a imagem se encontre num site);
  2. - Pressionar o botão “Round it!”;
  3. - Indicar o tamanho/curvatura a dar aos cantos (Round Size); indicar a largura e altura da imagem (width e height, respectivamente) e a cor para o fundo dos “cantos em falta” (Background color);
  4. - Fazer a pré visualização (Preview), caso se pretenda, e fazer o Download da imagem.

Nada melhor que ver um vídeo demonstrativo:



Pode aceder ao serviço aqui.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Janela Falsa

Para situações extremas de aproveitamento de espaços, onde se recorre ao trabalho em divisões sem luz natura, fica aqui uma sugestão:


Com esta persiana pode-se criar, por ilusão, um ambiente mais “aberto” :)
As lâminas são feitas de um material eletro-luminescente que produz uma luz difusa.
Mais informação aqui.

domingo, 25 de novembro de 2007

Árvores genealógicas on-line

Existem várias plataformas de criação de árvores genealógicas on-line, sendo das mais conhecidas a Geni e a Genoom.
Recentemente surgiu em Portugal a plataforma MeusParentes com características idênticas.


Estas plataformas permitem a criação de “redes sociais familiares” de forma simples e segura, já que são criadas “árvores” de informações individuais de interesse familiar, mas não de acesso público. São espaços de construção colaborativa que podem favorecer a interacção entre familiares geograficamente distantes, inclusivamente “descobrir” familiares ainda desconhecidos. Para além da colocação de informação sobre os familiares (vivos ou falecidos), tais como fotografias, datas de acontecimentos importantes, etc; estas plataformas têm como ferramentas Web 2.0 de interacção, fóruns, questionários e blogues.

sábado, 24 de novembro de 2007

“Rascunho” do Ratatouille

Durante o processo de criação de uma animação tridimensional (3D) de alta qualidade (como as produzidas pela Pixar), tudo é testado/feito previamente em baixa qualidade, de modo a testar movimentos, luzes e sombras entre outras variáveis.

Veja-se o vídeo exemplificativo (e divertido) seguinte:
"Como fazer desaparecer um objecto" :)



Já agora, um pouco mais sobre o Ratatouille:

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Graffiti Archaeology

No site Graffiti Archaeology podemos ver um estudo que retrata de forma cronológica a evolução de determinados grafites desde a década dos anos 90 até aos dias de hoje.

É um site que serve de exemplo da aplicação e desenvolvimento de sites em flash e por outro lado onde se pode ver alguns reflexos da filosofia de vida associada a esta arte ao longo dos anos. É uma forma de estar e marcar presença que se destaca pela “rebeldia social”, arte e pela sua temporalidade.

Este site despertou-me a atenção pelo facto de dar resposta a uma das minhas questões relacionadas com o “mundo” do grafite: “como se processa o registo histórico deste fenómeno?”.
Este site torna intemporal o que por natureza está destinado a ser temporal.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Paciência

No seguimento do post anterior, ainda numa perspectiva reflexiva sobre o “acelerado mundo em que vivemos”, deixo apenas aqui a “mensagem” de Mafalda Veiga e João Pedro Pais (traduz de certa forma o que se passa na sociedade hodierna).

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Children See, Children Do

Nos dias actuais vive-se uma época socialmente agitada, onde a calma e a perseverança estão em declínio.
Em Portugal, resultante da obtenção da eficiência económica está-se a passar por um fase de perda de regalias sucessivas, aumento do desemprego e aumento de endividamento. Trabalha-se, a par desta realidade, muitas vezes para as estatísticas. Isto verifica-se no dia-a-dia de muitas pessoas, mas mais grave, no ensino educativo.
Está-se a colocar em risco os herdeiros desta “crise”, onde a eficiência económica se sobrepõe à eficiência humana. O crescimento do ser humano depende em muito da orientação que tem na sua juventude e no “mundo” em que vive. A Childfriendly criou um vídeo em que está patente o tema: “O que a criança vê, é o que faz”.

Penso que seria necessário parar um pouco para pensar no que se assiste/está a fazer…

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

“Jornal on-line Social”

No seguimento do post anterior, apresento aqui jornais on-line com “características Web 2.0”:


DoMelhor (português)
Menéame (espanhol)
Digg (inglês)

Nestes jornais há o contributo de cada um como colaborador, no “envio” de artigos, mas não só. Cada um contribui com a sua votação, para a escolha das notícias a serem apresentadas na primeira página, fazendo assim parte activa do “sistema editorial”.

domingo, 18 de novembro de 2007

Web 2.0 – Vídeo da Nokia

A internet ao longo dos anos tem vindo a ser alvo de evoluções consecutivas e nunca foi “catalogada” com versões.

O facto de actualmente se falar em Web 2.0 tem com fundamento a evolução de mentalidades que passa pela sociabilização assente na internet, e não propriamente com evoluções tecnológicas.

A designação Web 2.0 pretende realçar a interacção que existe entre indivíduos através da internet, onde está presente a comunicação, participação, cooperação e responsabilização de todos os indivíduos no processo de construção do conhecimento. Note-se que os avanços tecnológicos acabam por estar presentes aquando da produção de mecanismos/serviços que facilitam estas actividades ao qual se dá o nome de ferramentas Web 2.0.

Fica aqui um vídeo engraçado sobre a Web 2.0, produzido pela Nokia.
Is all about connecting people.

sábado, 17 de novembro de 2007

Dicionário Social

Numa iniciativa idêntica à criação da Wikipedia (ao nível do conhecimento), surge agora o LingoZ, onde cada um o pode usar para seu benefício, mas também onde cada um com o seu contributo poderá participar na criação, manutenção e melhoria de um dicionário on-line.
É mais uma aposta na construção de um "bem social" com base na responsabilidade, iniciativa e participação individual.
É um projecto que conta já com mais de 4.000.000 definições distribuídas por oito línguas, onde está incluída a lingua portuguesa.
Para além de se poder consultar as definições através de um motor de pesquisa interno há outras funcionalidades disponíveis, como a pesquisa por categorias, participação na definição de termos, criação e definição de novos termos, possibilidade de contactar quem criou as definições, declaração de erros detectados, entre outras. Daí que esteja bem patente o carácter social neste dicionário on-line.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Documentários gratuitos

No site FreeDocumentaries podemos ter acesso a um conjunto de documentários sobre diversos temas tais como guerra, política, saúde, tratamento abusivo dos animais, direitos humanos, entre outros.

Uma base de dados multimédia que poderá servir para melhorar a nossa cultura geral (ou específica), ou como elemento de apoio à divulgação/reflexão sobre determinados temas. Vale a pena dedicar-lhe algum tempo.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

“Photoshop” on-line

Muitos trabalhos de edição de imagem exigem um pouco mais do que o simples “Paint”. Por vezes é o que existe em determinados computadores, no que diz respeito a programas de edição de imagem.
É possível (através da internet) contornar essa situação, fazendo uso do Splashup, o qual oferece muitas semelhanças com o Adobe Photoshop, permitindo efectuar operações de edição de imagem “avançadas”.


São diversas as possibilidades, que vão desde o simples redimensionamento de imagens á utilização de camadas ou mesmo á aplicação de filtros.
Tudo isto on-line (assente numa plataforma em flash), bastando para tal, fazer o registo (“Sign Up”) e depois entrar no programa (“Sign In”) com os dados usados aquando do registo (email e password).
Tem ainda funcionalidades de organização/armazenamento de imagens no Picasa, Flickr, Facebook ou outros (por intermédio da indicação do url).

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Android

A Google disponibilizou um vídeo de “lançamento” do seu projecto relativa á sua plataforma “Google Android” para dispositivos de comunicação móvel (PDA’s; telemóveis,…).
Aqui fica o vídeo:


O Android é uma plataforma de desenvolvimento aberto que inclui sistema operativo, browser e Google Earth, entre outras funcionalidades.

Para promover a participação e o desenvolvimento ao nível deste projecto estão a oferecer prémios no valor de 10 milhões de dólares para pessoas que desenvolvam aplicações para este sistema operativo. Para quem estiver interessado pode encontrar mais informação aqui.
O “pacote de ferramentas” encontra-se disponível aqui.

Confirma-se assim a estratégia da Google relativa ao sector dos dispositivos de comunicação móvel (se pretender, ver assunto abordado anteriormente aqui).

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ver maior (melhor)!

Fazer o “zoom”!
Muitas são as situações em que é necessário ver um texto (no Word, por exemplo) ou determinado pormenor numa página da internet.
Processo muito simples (e muito útil) de o fazer (embora em alguns programas não Microsoft possa não funcionar):
Pressionar a tecla Ctrl e, sem a largar, movimentar a roda do rato (caso esta exista) num sentido e no outro (aumentando ou diminuindo o conteúdo em questão).
A alternativa, usando apenas o teclado passa por pressionar a tecla Ctrl e, sem a largar:
- pressionar a tecla “+” (para ampliar o tamanho do conteúdo em questão);
- pressionar a tecla “-“ (para reduzir o tamanho do conteúdo em questão).
Experimente, veja se consegue ver o que está escrito a seguir :)

Consegui! Não foi nada difícil…

Iconfinder – ícones gratuitos

O Windows permite personalizar os ícones associados aos atalhos e pastas.
Maioritariamente, as personalizações desta natureza aceitam ficheiros (imagens) do tipo “.ico” e “.png”.
Um local de obtenção desses ficheiros é, como não poderia deixar de ser, a Internet.
O iconfinder é um serviço de pesquisa desse tipo de ficheiros, sendo muitos deles de uso livre.




Veja-se o vídeo seguinte que mostra como usar o iconfinder para obter uma imagem do tipo “.png” e a sua aplicação na personalização de duas pastas no Windows:

domingo, 11 de novembro de 2007

PictoGame - São Martinho

O PictoGame é um serviço on-line que permite criar animações em flash com características de “jogo” de uma forma muito simples.

Primeiro escolhe-se a template (modelo base, na parte inferior da página), faz-se o upload de uma imagem (ou indica-se o endereço Web da imagem) e seguem-se mais algumas opções até obtermos o que se pretende.

Como hoje é o dia de São Martinho vou apresentar um vídeo que mostra como fazer uma “castanha dançarina”. Veja-se:




Divirtam-se com o resultado:

sábado, 10 de novembro de 2007

Uso do Google Maps numa página

O Google Maps é um serviço on-line que permite fazer várias operações sobre um mapa, tais como pesquisas por temas (negócios, hotelaria) ou obter determinada direcção.
A novidade é que agora passou a ser relativamente fácil integrar um mapa desses numa página.
Aproveitando a ocasião deixo aqui um exemplo que mostra, por um lado como fazer esta operação e por outro a localização geográfica onde tenho o privilégio de “coabitar”.

Como fazer:
(Vídeo)




Resultado:
(pode "perder-se" no mapa seguinte. Experimente explorá-lo)


Ver mapa maior

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Youtube com Multi-Vídeo Upload e um máximo de 1GB por vídeo

O serviço Youtube é sobejamente conhecido pelo Broadcast (transmissão) de vídeos [Ver comentário já efectuado aqui, se necessário].
Uma das limitações deste serviço é o facto de só se poder efectuar o Upload de um vídeo de cada vez com um limite máximo de 10 minutos e um máximo de 100 MB.

Agora, através da instalação do You Tube Uploader (por enquanto disponível aqui só para Windows) passa-se a ter acesso a um sistema que nos permite fazer o upload de vários vídeos de uma só vez (Multi-Vídeo Upload). Cria-se uma lista dos vídeos e depois manda-se efectuar o upload de todos os vídeos.
Mas a novidade não é só esta!
Cada vídeo passa a ter uma limitação máxima em termos de ocupação de memória de 1 GB em vez dos 100 MB.
Aqui fica um pequeno vídeo demonstrativo:

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Motor de pesquisa de Podcast - pluggd

Podcast é um método de difusão (através da internet) de ficheiros multimédia digitais (áudio, imagem e/ou vídeo), através do uso de syndication feeds (“assinatura”). Assim é possível acompanhar as actualizações de forma automática. Os ficheiros ficam acessíveis para reprodução em dispositivos portáteis leitores de multimédia (como o iPod, por exemplo) ou directamente num computador.
Expondo a questão de forma simplista (“e um pouco inventada”), trata-se de “rádio – blogues”.
Como exemplo pode-se ver o uso de um podcast para divulgação de músicas e notícias da escola secundária da Gafanha da Nazaré.


O pluggd:
é um motor de pesquisa específico para o Podcast, no qual pode-se pesquisar (na parte superior do site) qual o tema a consultar ou fazer a pesquisa através da escolha de tipo de ficheiro multimédia (através do separador áudio ou separador vídeo) e dentro de cada um destes tipos escolher ainda qual o tema (directory/pasta).
Note-se que depois de escolher o podcast surge a possibilidade, no menu lateral direito, de fazer o download ou de fazer a “assinatura” do feed - “RSS”.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Google no mercado dos dispositivos móveis

Uma “espécie” de uniformização de software nos dispositivos móveis (telemóveis/PDA’s)


Nas últimas duas semanas muito tem-se especulado quanto ao facto da Google criar um (telemóvel/PDA) próprio.
A estratégia da empresa mostrou ontem os seus propósitos relativamente à sua entrada nesse sector. A empresa tem desenvolvido ao longo dos últimos três anos a plataforma “Android” que consiste num sistema operativo baseado no Linux com características específicas para uso dos seus serviços na internet. Neste momento a ideia é colocar esse seu software (de “código aberto”) em dispositivos de várias marcas através de acordos com as empresas que os produzem e as operadoras de telecomunicações. Já conta com 34 empresas, entre as quais, a Motorola, LG, HTC, Samsung e Telecom.
Em meados de 2008 deverão estar a ser comercializados dispositivos móveis (telemóveis/PDA’S) com software da Google.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Levitação Magnética de objectos

Muitos são os exemplos de levitação magnética de objectos, sendo um dos exemplos mais conhecidos a utilização de forças electromagnéticas nos comboios de alta velocidade afim de, por um lado reduzir o atrito entre o meio de transporte e a sua via de locomoção (garantindo condições propícias à obtenção de velocidades superiores) e por outro lado, para “prender”ou estabilizar o veículo à sua via (aquando da ocorrência de altas velocidades) evitando o despiste do mesmo.
Veja-se a imagem seguinte, onde do lado esquerdo temos o sistema de redução de atrito e do lado direito temos o sistema de orientação (atracção) do veículo pela (à) via.

Um outro exemplo, menos conhecido e de menor utilidade social, mas de um efeito estético surpreendente (e um ar mais “misterioso”) é o de uma candeeiro produzido recentemente pela crealev.
Imagem:

Vídeo:



domingo, 4 de novembro de 2007

VOCÊ SABE QUE ESTÁ VIVENDO EM 2007 QUANDO...

Como sou um “rapaz das tecnologias” durante muitos minutos da minha vida, ao ler uma mensagem facultada por uma colega (via email) não pude deixar de identificar tantas situações do dia-a-dia com essa mesma mensagem.
Diria que poucas são as pessoas (embora desconheça a realidade em muitos locais do planeta) que não identificam uma ou outra situação com as descrições dessa mensagem. Para o confirmarem, aqui fica a mensagem na íntegra:

> VOCÊ SABE QUE ESTÁ VIVENDO EM 2007 QUANDO...
>
> 1. Você acidentalmente tecla sua senha no microondas.
>
> 2. Há anos não joga paciência com cartas de papel.
>
> 3. Você tem uma lista de 10 números de telefone para falar com sua família de 3 pessoas.
>
> 4. Você envia e-mail ou msn para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao lado da sua.
>
> 5. A razão porque você não fala há muito tempo com alguns de sua família é desconhecer seus endereços eletrônicos.
>
> 6. Você usa o celular na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as compras.
>
> 7. Todo comercial de TV tem um site indicado na parte inferior da tela.
>
> 8. Esquecendo seu celular em casa, coisa que você não tinha há 20 anos, você fica apavorado e volta buscá-lo.
>
> 10. Você levanta pela manhã e quase que liga o computador antes de tomar o café.
>
> 11. Você conhece o significado de naum, tbm, qdo, xau, msm, dps ...
>
> 12. Você não sabe o preço de um envelope comum;
>
> 13. Para você ser organizado significa, ter vários bloquinhos uma agenda eletrônica ou coisas do tipo;
>
> 14. A maioria das piadas que você conhece, você recebeu por e-mail (e ainda por cima ri sozinho...);
>
> 15. Você fala o nome da firma onde trabalha quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até mesmo o celular!!);
>
> 16. Você digita o '0' para telefonar de sua casa;
>
> 17. Você vai ao trabalho quando o dia ainda está clareando com preguiça, volta para casa quando já escureceu de novo;
>
> 18. Quando seu computador pára de funcionar, parece que foi seu coração que parou,
>
> 19. Você está lendo esta lista e está concordando com a cabeça e sorrindo.
>
> 21. Você está concordando tão interessado na leitura que nem reparou que a lista não tem o número 9.
>
> 21. Você retornou a lista para verificar se é verdade que falta o número 9 e nem viu que tem dois números 21.
>
> 22. E AGORA VOCÊ ESTÁ RINDO CONSIGO MESMO...
>
> 23. Você já está pensando para quem você vai enviar esta mensagem ..
>
> 24. Provavelmente agora você vai clicar no botão 'Encaminhar' ... é a vida...fazer o quê... foi o que eu fiz também... Feliz modernidade Contingências da vida! ...


Contingências da vida! …


Obrigado Manuela Lima.

sábado, 3 de novembro de 2007

Avatar





Há várias formas de podermo-nos identificar e fazermo-nos representar no mundo virtual cada vez mais vasto.
Uma das formas é através da apresentação de uma representação “gráfica mais ou menos” realista de uma personagem (animação gráfica).
A esta forma de representação que simboliza de alguma forma a presença de alguém no mundo virtual é dado o nome de Avatar.
Um dos locais onde se pode criar o nosso avatar para utilização em blogues, redes sociais virtuais e outras plataformas com ferramentas Web 2.0 é o Voki.
Foi aí que criei o avatar que se encontra no início deste post. Pressionando sobre o "player" ele lhe irá dar as boas vindas a este blogue.
Não é muito complicado de criar um avatar no Voki:
- Começa-se por fazer um registo (register no canto superior direito);
- Após registo faz-se o login;
- E começa-se a criar o nosso avatar através do “Create A New Voki”;
A construção do avatar é feita por etapas, tendo-se a possibilidade de escolher entre várias opções, tais como: a personagem, vestuário, acessórios e a moldura (enquadramento). Quanto ao som é possível usar um ficheiro de áudio gravado por nós ou através da escrita do texto e da escolha da personalidade que lhe vai dar vós (em Portugal temos como opções a Amália ou o Eusébio). Relativamente ao fundo, pode-se escolher entre a galeria ou usar uma imagem nossa do tipo jpeg.
Após a criação do avatar, pode-se obter o código a usar no nosso blogue.

Para quem quiser “brincar um pouco, desafio-o" a criar um avatar mais janota que o meu!

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Suporte para a Carga de dispositivos móveis

Ideias simples! …

Com o avolumar de dispositivos móveis que nos vão “entrando” pela vida dentro, deparámo-nos com situações incómodas que passam pela confusão criada pelos fios e transformadores e pela falta de tomadas perto de suportes (mesas) para tanto dispositivo.
Uma ideia simples, mas prática, pode dar uma ajuda nesses incómodos. Ficam as imagens:

Mais informações aqui.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

"Amantes da música!"

Para quem gosta de tudo o que rodeia a arte da música, tal como, ouvir as próprias músicas, as letras das músicas, conhecer os autores, biografias dos grupos, etc, etc…
Dentro da seriedade que se deve assumir perante este mundo, (o qual se vê constantemente “violado” pela cópia de musicas à margem dos direitos de autor) existe uma panóplia de locais (na internet) onde se pode desfrutar de informação gratuita, ficam aqui algumas sugestões (entre portais, blogues e redes sociais):


Sendo a música um mundo tão vasto e havendo tantos “Amantes da música”, deixo aqui o desafio para cada um contribuir com os seus conhecimentos nesta área. Participe, é fácil, basta clicar aqui.

Bons “sonhos”.