/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Eficiência energética e energias renováveis no contexto da sociedade actual

Tal como foi referido aqui, ontem (2008-04-09) realizou-se a palestra “Eficiência energética e energias renováveis no contexto da sociedade actual”, na qual foram focados vários aspectos essenciais à sensibilização da sociedade hodierna.


O Engenheiro Luiz Moura Vicente fez uma contextualização do assunto ao nível do globo e detalhou-o para o caso do país de Portugal. Do passado ao futuro, passando pelo presente, descreveu como tem sido encarado e como se está a trabalhar no País para a racionalização e eficiência energética enquadrado num crescimento sustentável.
O Professor José Manuel Lopes deu a conhecer o projecto “Casa Ecológica”, o qual conjuga um conjunto diversificados de aspectos a ter em consideração na construção das habitações, tais como a disposição relativa ao movimento terra/sol, isolamentos térmicos e acústicos, optimização do aproveitamento da luz natural, reaproveitamento da água proveniente da chuva, aproveitamento solar para produção de energia eléctrica, etc…
O Engenheiro Pedro Carvalho apresentou um conjunto de estudos feitos no âmbito do controlo de perdas e custos, onde ficou visível a quantidade de energia desperdiçada por cada uma das pessoas e o seu impacto à escala mundial. Frisou ainda alguns métodos a adoptar no âmbito da eficiência energética através de exemplos práticos do dia-a-dia.
O Professor Sérgio Magueta apresentou o projecto “Energias Renováveis em Acção” onde ficou patente os consumos energéticos associados aos equipamentos informáticos de uma escola. Deu a conhecer o sistema de aproveitamento das energias renováveis eólica e solar que está a ser implementado na escola secundária da Gafanha da Nazaré, passando pelos custos, ciclos de vida e tempo de retorno do investimento a ser feito nesta área.

Sem comentários: