/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

AVG (Nova versão gratuita do antivírus) – 25 de Abril/ Liberdade

A data de hoje está marcada pelo momento histórico iniciado em “25 de Abril” de 1974 em Portugal.
Inevitavelmente está associado ao conceito de liberdade, o qual é subjectivo e fortemente questionável na sociedade actual e daria para um extenso e polémico artigo de opinião. Certo é, no entanto, que quando uma sociedade é regida por um sistema de controlo mais rígido e passa para um regime mais aberto, está-se a dar liberdade para os “bem feitores” e também para os “mau feitores”, surgindo situações novas que por vezes exigem a implementação de sistemas de regulação.
Este facto está bem patente na utilização da Internet, onde o seu crescimento passa actualmente por uma era onde se privilegia a “sociabilização virtual”, ferramentas e mentalidades complementam-se, formando-se um novo contexto apelidado de Web 2.0.
As redes virtuais, tais como as do hi5 e as do myspace são exemplo disso. O tempo e/ou dependência da nossa existência no mundo da internet cada vez é maior, por isso estamos mais expostos às acções dos outros.
Cada vez mais é indispensável implementar mecanismos de prevenção, tais como:
1 - Ter cuidado com os dados pessoais que se expõem;
2 - Conferir a natureza da informação ao nível da intencionalidade (“benéfica/maléfica”).
Relativamente ao ponto um, actualmente ainda passa muito pelo controlo pessoal; relativamente ao segundo ponto existem vários programas que ajudam a fazê-lo, normalmente conhecidos por antivírus.


O AVG é um bom exemplo para ser usado: gratuito (ao nível pessoal), intuitivo e eficiente. Este antivírus passou a ter uma nova versão – 8.0 (a qual integra anti-spyware).
Mais informação aqui.
Download do antivírus disponível aqui.

Sem comentários: