/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

YuDu: Jornal ou Revista On-line

A escola onde trabalho, conta com um projecto Já há alguns anos que passa pela colaboração de vários intervenientes da escola na construção e publicação de um jornal cujo nome é “Gafanhoto”. No início do ano lectivo colocaram-me a sugestão/possibilidade da criação do Jornal On-line. Desde então tenho dedicado alguma atenção a esta área. Como o trabalho é muito, e o tempo cada vez escasseia mais, duas condições eram primordiais: resultado agradável e trabalho o mínimo possível. Após várias pesquisas e testes de aplicações/serviços seleccionei o “Yudu”, que é um serviço on-line, o qual permite com bastante facilidade/rapidez criar um jornal/manual/revista com um visual agradável e funcional. Basta aceder ao site e:
- criar uma conta (com indicação de email);
- escolher na opção “Upload and Publish” o “Document”;
- fazer o upload do ficheiro [permite ficheiros do tipo: PDF, Word(.doc) ou Powerpoint(.ppt) (& OpenOffice equivalents)];
- Atribuir um título, definir o tipo de publicação (livro, revista, jornal, etc) e seleccionar se deve ser Publico ou Privado, consoante o interesse;
- Aguardar algum tempo, até obter a informação que indique que já está criado;
- usufruir do resultado :)

O resultado é agradável e com várias funcionalidades:
- efeito de virar de página (visual e sonoro), possibilidade de ampliação, possibilidade de pesquisar por títulos, impressão, obtenção de uma versão off-line (executável no computador do utilizador, etc).

Para melhor percepcionar-se o resultado, fica aqui o exemplo que criei para o jornal da escola, pressione sobre a imagem:



Fonte de inspiração: "pesquisa na Internet"

1 comentário:

José Manuel Dias disse...

Caro Filipe

Parabéns pelo trabalho!
Aproveito para desejar um Feliz Natal.

Abraço amigo