/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Como funciona a Internet

Para muitas pessoas o funcionamento da internet (ou mesmo de redes informáticas mais pequenas) é muito complicado. Isto porque assenta em vários processos estruturados segundo camadas, onde vários dispositivos têm funções específicas a cumprir. A possibilidade de comunicação entre máquinas cuja arquitectura é completamente distinta, ou mesmo com sistemas operativos diferentes é possível, pelo facto de cada camada ser responsável por preparar a informação para a seguinte sem interferirem umas com as outras.
Para outras pessoas, ou porque é demasiado complicado, ou porque é funcional e isso basta, nem sequer questionam como é que a internet funciona :)
Veja-se, no entanto os vídeos seguintes que são interessantes, os quais colocam os vários dispositivos como personagens a trabalharem em equipa para fazerem chegar a informação de um local (computador) para outro.

Já tinha estes vídeos na “gaveta” há algum tempo (desde o ano 2000, mais precisamente), no entanto, dado encontrar-me a leccionar este assunto achei pertinente referenciá-los aqui.

Parte 1:



Parte 2:



Fonte de “inspiração”: transmissão da rádio RMF no ano 2000.

2 comentários:

Anónimo disse...

"http://www.youtube.com/watch?v=B0VY3jI1D9Y&eurl=http://e-ventos-tecnologicos.blogspot.com/"

Este é um video que explica de maneira reduzida a historia de internet

Anónimo disse...

Muito bom, obrigado pela descoberta destes videos, vou aplicá-los também nas minhas formações.