/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Scribd: Rede Social de documentos - Formato iPaper

O iPaper é uma tecnologia que passa pela transformação de documentos em flash. Assim é garantida uma forma universal de publicação de documentos em sites/blogues à semelhança dos vídeos do youtube.
Por intermédio da referência do endereço dos documentos ou através da utilização de código (facilmente acessível) é possível fazer a publicação directa num site/blogue de documentos sem ser necessário qualquer tipo de instalação de software.
Permite trabalhar com documentos/ficheiros em vários formatos, tais como Microsoft (doc; ppt; pps; xls), PDF (pdf; ps), Open Office (odt; odp; sxw; sxi, etc), Imagens (jpg; jpeg; png; gif) e texto (txt; rtf).

Para se ter acesso a este serviço, tem-se de criar uma conta aqui.
A partir desse momento pode-se fazer o upload de documentos que estejam no nosso computador, que estejam alocados em algum local na internet (indicando o endereço) ou escrevendo directamente um texto na área reservada para esse efeito.
Aquando da realização do upload de um ficheiro, definem-se vários aspectos, tais como o título, uma eventual descrição, Tags, estabelecimento de privacidade ou não e a associação a uma categoria e/ou grupo.
Para além destes aspectos, é possível (para quem quiser desenvolver a faceta publicidade/rentabilização monetária) colocar anúncios da Google nos próprios documentos.

Após a sua publicação, a scribd permite ao utilizador ter acesso a um conjunto de funcionalidades próprias de uma rede social, entre as quais destaco: a visualização do documento no modo normal (list mode), no modo livro (book mode) ou em modo de apresentação (slide mode); a opção de download do documento; a partilha do documento num outro site/blogue através do “embed code”; a identificação de informação relacionada na wikipedia; a comunicação com o autor através do envio de mensagem e a possibilidade de comentar.

Aqui fica um exemplo prático:

Read this doc on Scribd: Scribd iPaper


Para visualização em ecrã inteiro, pressionar aqui.

Para acesso à página da Scribd onde o documento está guardado, pressionar aqui.

Sem comentários: