/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Trabalho cooperativo – wikipedia (melhoria na ilustração)

Quando o ser humano se junta com ideias e objectivos comuns, reunindo esforços para a concretização de determinadas tarefas, os resultados finais são sempre surpreendentes.
Poderia estar a falar de desporto colectivo, por exemplo, no entanto pretendo evidenciar o campo da construção do conhecimento através do exemplo que é a wikipédia, uma enciclopédia “livre” construída com o contributo de “todos”, implicando partilha e cooperação entre indivíduos que assumem uma séria responsabilidade no contributo que prestam.

É uma boa fonte de informação que se encontra disponível para quem a ela queira/necessite de recorrer, considerada recentemente pela Stern (após estudo comparativo da informação) como melhor do que a tradicional (e conceituada) enciclopédia Brockhaus.
A wikipédia possivelmente irá passar a ter um nível superior com o contributo mais intenso ao nível da ilustração que se deverá verificar a partir do próximo ano civil, promovido pelo sistema de remuneração efectuado pela Wikipedia Foundation com base na doação feita por Phillip Greenspun. A próxima etapa mais notória será o enriquecimento da wikipédia ao nível da ilustração.
Outro factor que classifica este feito como muito bom é o facto de a google estar a desenvolver esforços para promover a realização de algo idêntico apelidado como Google Knol (a enciclopédia da Google), ou seja, uma empresa que detém actualmente um elevado “peso de inovação” nos “meandros” da internet sente necessidade de “ir atrás” de algo já realizado.

Sem comentários: