/* assuntos relacionados */ /* /assuntos relacionados */
Tendências e novidades tecnológicas. Software, Hardware, Gadget´s, Serviços on-line.
Multimédia. Ferramentas e atitudes da/na “web 2.0”.

sábado, 30 de agosto de 2008

Sudoku

O próximo ano lectivo está quase a dar início. Para “queimar os últimos cartuchos” e exercitar o cérebro para o “arranque do ano”, fica a sugestão “Sudoku”.
É um jogo de regras básicas mas de muita concentração e “elasticidade” mental.
Qualquer página que aceite javascript pode contê-lo. Este post é exemplo disso mesmo.
Basta copiar o código seguinte e colá-lo no local pretendido da página (entre as tag’s do “body”).

Para quem não conhece o jogo, pode ver as regras aqui.

Para quem conhece o jogo, boas jogadas :)

sábado, 23 de agosto de 2008

Terminal House: jogos on-line gratuitos

O Terminal House é um site que disponibiliza jogos on-line gratuitos (em flash), nos quais se vai progredindo à medida que se descobre “os cantos à casa espacial” e se realizam determinadas actividades segundo uma ordem sequencial pré-estabelecida.
Bom para quem gosta de descobertas :-)

sábado, 16 de agosto de 2008

Mathway – resolução de problemas matemáticos online

O Mathway é um site que disponibiliza um serviço de resolução de problemas matemáticos, estando os mesmos agrupados 6 grupos (cálculos básicos, álgebra, trigonometria, etc).
Formula-se o problema/equação e escolhe-se o tópico (tipo de solução que se pretende: o valor resultante de uma expressão, a derivada de uma função, domínio de uma função, o gráfico de uma função, etc), e pressiona-se sobre o botão da resposta.
Apresenta também uma biblioteca de exemplos bastante extensa.

Por exemplo, ao pressionar sobre a expressão seguinte (circunferência centrada na origem dos eixos e cujo raio é 10), obtém-se o respectivo gráfico.
Click Here to Graph

Veja-se um vídeo demonstrativo do cálculo da área de um rectângulo:



Veja-se o resultado do vídeo anterior incorporado nesta página (pressionar sobre a imagem para obter a resolução):

Click Here to Find the Area of the Rectangle
No final da obtenção do resultado/resolução, através de botões de acesso fácil, pode-se enviar o mesmo por correio electrónico ou embutir um código para fazer o que fiz anteriormente (colocar o problema na página do blogue e direccionar para a respectiva resolução).


Fonte de “inspiração”: Arquivinho

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Blogger com mais gadgets

Os blogues criados no blogger, tal como este, passaram a ter um conjunto de gadgets (mini aplicações) mais vasto, ao suportar a integração de Google Gadgets.
Veja-se um vídeo explicativo da sua utilização/incorporação:



Fonte de “inspiração”: GoogleDiscovery

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Tetrical – Tetris em 3D

O Tetris é um jogo simples que desenvolve capacidades de “encaixe” mental e a destreza na utilização das teclas direccionais.
Com o Tetrical, jogo on-line gratuito, o desafio é maior, já que se tem de ter uma percepção das peças/espaço tridimensional.

Fica aqui a sugestão:

domingo, 10 de agosto de 2008

Mazapan – site de jogos gratuitos

Em tempo de férias, provavelmente existe mais algum tempo para dedicar ao lazer, estando entre outras actividades os jogos em pc ;-)
Fica aqui uma sugestão de jogos gratuitos que permitem, entre outras coisas, testar e melhorar a destreza com as teclas e o rato:

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Blogue em Telemóvel

Este blogue passou a ter uma versão adaptada aos dispositivos móveis (telemóvel, PDA) com conectividade à internet, assim é mais fácil “seguir” o blogue através destes dispositivos. O endereço é: http://eventostecnologicos.mofuse.mobi/.

Esta funcionalidade foi obtida de forma muito simples. Apenas foi necessário criar uma conta no mofuse, fazer o longin e indicar alguns dados (tais como o título do blogue, o endereço do blogue, e o endereço do RSS do blogue).
Pode-se ver aqui um vídeo sobre uma simulação da sua usabilidade:



Fonte de "inspiração": O velho e Arquivinho

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Passagem na água secreta – ambiente relaxante

Muitos são os sonhos que o homem vai concretizando.
Michael Cross, numa sociedade em que a agitação e o stress vão tomando conta do ser humano, sonhou com a criação de um ambiente de calma e de reflexão. Assim criou uma ponte que vai surgindo num lago “pouso-a-pouso”. Sempre que se avança surge um novo “pouso” e desaparece o anterior até se chegar ao meio do lago. O processo de volta é idêntico.
O ambiente deve ser bastante relaxante, a tecnologia que se encontra por de trás desperta a curiosidade.

Veja-se o vídeo demonstrativo:


Mais informação aqui.

Fonte de “inspiração”: Saber. ..é bom de mais…

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

O desconhecimento “prega partidas”

Muitas das vezes, mesmo em contextos mais ou menos nossos conhecidos, por falta de conhecimento podemos ser surpreendidos.
Portugal encontra-se numa época do ano em que são feitas várias festas populares e onde várias pessoas emigradas passam as suas férias.
Ontem, no Cais do Bico da Murtosa, realizou-se uma actividade do género, onde se concentraram várias pessoas, sendo que algumas desconheciam os efeitos das marés no local. Por esse motivo, gerou-se uma situação engraçada e que proporcionou fotografias fora do vulgar, onde o “objecto” de água se confunde entre o barco e o automóvel, veja-se :)




domingo, 3 de agosto de 2008

Curso de Photoshop CS3 – vídeo tutorial interactivo

Para quem gosta de trabalhar com imagem/desenho certamente que o programa Photoshop é-lhe conhecido. É um dos programas mais conhecido e de referência nessa área. Ultimamente tem sido um programa que tem evoluído no sentido de proporcionar o trabalho noutras áreas, tais como a composição 3D e a edição de vídeo.
Não se pode considerar um programa muito simples, o que é perfeitamente aceitável dado o mesmo apresentar um extenso conjunto de capacidades/funcionalidades.
No curso em vídeo sobre o Photoshop CS3 (da Geek) vai-se evoluindo e aprendendo de forma gradual através de um compromisso de exposição (visualização/audição) de conteúdos e intervenção (acção) por parte de quem está a assistir às aulas.
É um curso interactivo que permite a aprendizagem ao ritmo de cada um.
Sempre que surge no vídeo a imagem seguinte:
Quer dizer que tem que haver intervenção por parte de quem está a assistir.

Fica aqui um vídeo que permite ter uma noção do funcionamento deste curso, mostrando a aula 6, a qual permite aprender como guardar uma imagem em formato adequado para um dispositivo móvel (por exemplo, telemóveis ou PDA´s):



Para obter e utilizar este curso, basta fazer o download dos dois ficheiros compactados do tipo “rar” (part1 e part2), abrir o primeiro ficheiro (com o winRAR, por exemplo) e correr o ficheiro executável “curso”.

Ficheiros disponíveis aqui:
Curso_Interativo_PHOTOSHOP_CS3.part1.rar
Curso_Interativo_PHOTOSHOP_CS3.part2.rar

Fonte de “inspiração”: Designer Vigiado

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

OneSens – Comunicação multimédia

O OneSens, spread words é mais um serviço on-line que expande as possibilidades de comunicação assente na mentalidade Web 2.0
Com este serviço pode-se enviar por email, indicar um link directo ou obter o código para incorporar nos sites que o permitam fazer (tais como blogues e redes sociais).
Este serviço permite criar pequenas apresentações multimédia com imagem (vinda do flickr ou do nosso próprio computador) ou vídeo do Youtube; com música de acompanhamento também do Youtube e frases (personalizáveis em tipo e cor do texto, background e formas) com as palavras dispersas ou organizadas.
Deixo aqui um exemplo, com uma imagem da entrada da Barra para o Porto Comercial de Aveiro (de especial significado para o meu Sogro) e palavras que traduzem um pouco o que me tem assolado o espírito e o coração, consequente da sociedade em que vivemos e dos dias que vivi com o meu Sogro e culminou com a “despedida final” do mesmo, esta semana. Que esteja em paz.

Como resultado final, surge algo que permite ao utilizador escolher entre “decode” para colocar as palavras a constituírem a frase e o “explode” para fazer a distribuição aleatórias das palavras. Permite através do botão inferior “Play” colocar ou retirar o som, e obter informação sobre a música através do “credits”. Através do “one sens” localizado no canto inferior direito permite ter acesso ao site:



Veja-se um vídeo demonstrativo da utilização deste serviço:




Fonte de “inspiração”: Arquivinho